segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Patagón I - visitando a Península Valdés

Estamos em 9 de março de 2006, na cidade de Puerto Madryn, Província de Chubut. Partindo de Porto Alegre já percorremos 2.675 km na estrada. São 7:00 horas da manhã, o dia está bonito, ventoso, e a temperatura é agradável, por volta dos 18 graus Celsius. A expectativa é grande para hoje. Passaremos o dia todo em visita na Península Valdés, o primeiro "hotspot" turístico da Expedição Patagón!

Depois da noite bem dormida, ainda que os colchões não fossem dos melhores, tomamos o nosso café da manhã na hosteria e preparamos uma das Adventures para a saída. Optamos por fazer o "recorrido" em apenas um dos carros, economizando assim um bom tanto de combustível, pois para percorrer todo o trajeto, ida e volta, serão mais de 400 km. Estava curioso para dirigir, finalmente, sobre o famoso "rípio", o pavimento de estradas composto por uma mistura de terra e cascalho que faz os veículos dançarem muito, causando frequentes acidentes aos menos avisados! Vamos ver como nos saímos!

Então, partimos de Puerto Madryn lá pelas 9:00 horas, tomando rumo norte através da ruta provincial 42, que bordeia o Golfo Nuevo. De cara as paisagens do litoral mostraram-se muito belas, com os visuais de lindas falésias ("acantilados") e do mar de azul intenso.



No caminho fizemos uma parada num mirante da Reserva Natural El Doradillo, situada a 19 km da cidade de Puerto Madryn. Esta reserva tem como principal atrativo o avistamento de baleias francas (Eubalena australis) que alí se encontram todos os anos, entre os meses de junho e novembro, para a reprodução e amamentação dos filhotes. Ao descer do carro o vento trouxe uma sensação térmica de frio e tivemos que usar abrigos para o conforto. Contemplamos o litoral por um tempo e tiramos algumas fotos, mas não adiantava cansar a vista na procura de baleias no mês de março! Assim, seguimos adiante pela ruta 42, percorrendo uns 40 quilômetros até o encontro com a ruta nacional 2, que dá acesso à Península Valdés. Nesse primeiro trecho não tivemos problemas com o rípio. Foi só não abusar da velocidade, mantendo uns 60 a 70 quilômetros por hora para guiar com segurança.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...