quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Expedição Inti & Killa – Sexto dia de viagem - 09/09/2010


No sexto dia de viagem nos encontrávamos em Arequipa. Após um maravilhoso café no hotel, fomos para as “calles” preparados para pernear durante todo o dia pelo centro histórico. Esta é a melhor forma de se conhecer uma cidade: caminhando. Fizemos a primeira escala no Monastério de Santa Catalina, o principal monumento religioso do Perú. Optamos pela visita guiada, pois a área física do monastério é imensa, constituindo-se numa cidade dentro de outra cidade. E foi ótimo, pois abrilhantou de maneira soberba a visita. Inclusive para a nossa surpresa, dentre as várias línguas faladas pelas guias, o francês, o alemão, o italiano, o inglês, estava incluído o português, em especial para atender aos portugueses, pois os brasileiros não são tão frequentes por aqui, conforme nos confidenciou Pilar, a nossa guia. Terminamos por ficar mais de três horas visitando a construção. Além da própria história do local e da clausura imposta pelo regime religioso, o que mais nos impressionou foi o estilo de vida medieval vivido por essas freiras, durante séculos e séculos. Normalmente as segundas filhas de famílias abastadas eram destinadas para a vida no convento, ingressando com a tenra idade de seis anos, constituindo-se num orgulho para a família. E nunca mais veriam o mundo externo ou seriam vistas por seus parentes.. No noviciado permaneciam durante quatro anos encerradas em suas celas até a sua confirmação.  Suas práticas incluíam acordar às quatro horas da manhã, todos os dias, horar e meditar por pelo menos sete horas durante o dia, jejuar, praticar o silêncio e inclusive o autoflagelo para a redenção dos pecados. Algo impressionante se avaliado pelos valores de nossos dias! Mas ainda que eu tente falar sobre esta história, será muito pouco, pouco, mesmo, diante de tamanha riqueza de detalhes.
Depois de tanta fartura cultural, estávamos esfomeados cansados. Fomos procurar um lugar para descansar e almoçar. Escolhemos o Ary Quepay, um tradicional restaurante familiar, localizado na calle Jerusalén que serve pratos típicos do Perú com preços mais acessíveis!
Após o almoço, revigoradas as energias, fomos ao Museu Santuários Andinos, conhecer “Juanita”, uma das mais importantes múmias resgatadas no cume do vulcão Ampato para estudo. Seu estado de conservação ímpar permitiu e ainda permite uma série fabulosa de estudos antropológicos e biológicos sobre a cultura inca. Nesta visita, acompanhada por guia do museu, não pudemos fotografar, pois não é permitido.
Mais uma circulada pela lindíssima Plaza de Armas e em algumas ruas da cidade e terminou-se o nosso dia. Voltamos para o hotel muito cansados, porém encantados com o que pudemos conhecer da interessante Arequipa.











-

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...