domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tartarugas - roubo de ovos!

Muito embora o foco do blog seja o relato das viagens turísticas pela Patagônia e outros locais da América do Sul, não posso deixar de fazer registros de problemas ambientais e sociais que julgo estarem intimamente relacionados com uma forma de turismo responsável. Poderia dizer também um turismo não alienado e crítico.
Uma amiga enviou-me um e-mail com as fotos abaixo, denunciando o roubo de ovos durante o período de reprodução de tartarugas. A praia estaria localizada na Costa Rica, supostamente. Digo supostamente, pois não posso afirmar que seja efetivamente naquele país. Entretanto, é provável, pois a prática ainda é muito comum naquela região.
A Costa Rica, um dos principais roteiros de turismo na América Central, meca para muitos surfistas, possui quase um terço de seu território protegido por unidades de conservação ambiental. Para nós, brasileiros, infelizmente, é um destino turístico caro, visto que o país é quase um "playground" estadunidense, criando custos de viagens inflacionados para o nosso padrão financeiro típico.
A Costa Rica é mundialmente famosa pela observação de tartarugas, e controla a entrada de visitantes nas áreas de nidificação, entretanto, as cinco espécies ocorrentes no país ainda estão ameaçadas pelo roubo de tartarugas e ovos. O país também possui o Parque Nacional Tortuguero, criado para proteger a mais importante área de nidificação da tartaruga-verde no hemisfério ocidental, além de outras áreas de proteção de tartarugas.
O Brasil possui um ótimo exemplo do que pode ser feito para a proteção dos quelônios. Trata-se do Projeto Tamar, na Bahia, com 30 anos de atividade, que busca a preservação das tartarugas marinhas que nidificam em nosso litoral, aliando com o trabalho social em comunidades de pescadores. Eles trabalham com atividades de preservação e proteção das áreas de nidificação, com a educação das crianças nas escolas e procuram  estimular alternativas de renda para as comunidades, fazendo com que as pessoas passem a ganhar o seu sustento a partir das ações de ecoturismo, artesanato etc. A preservação das tartarugas é melhor negócio do que a venda de ovos ou a carne dos animais!
Acho que a divulgação desses problemas já é um bom passo para estimular a preservação das tartarugas na Costa Rica. E acredito que o povo costariquenho possui todos os meios e a soberania para mudar os rumos desta triste história. Vale a máxima da ecologia: pensar globalmente; agir localmente! E localmente, usando o meu computador conectado na internet, posso dar a minha contribuição na preservação da natureza! Agradeço o envio da mensagem pela amiga Odete, terminando na edição deste post!


 

  

  

  

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...