domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chegando em Puerto Tranquilo - 26/04/2009

Continuamos nosso caminho na direção de Puerto Tranquilo, agora em novo trecho de rípio da Carretera Austral. Neste "tramo" da estrada não encontramos mais as obras rodoviárias, que tanto desagrado criaram em mim no percurso inicial da Austral. Agora tudo estava como realmente eu tinha imaginado durante o período de planejamento! Uma beleza! 
Mas olhe só! Na foto que segue logo abaixo observe algumas árvores mortas nas proximidades da estrada. Poderiam ser o resultado das obras de construção da rodovia? Porém vinha observando inúmeras árvores mortas, de grande porte, nas encontas, quase chegando no topo das montanhas! Como explicar isso? Alguma catástrofe da natureza, erupção talvez?! Fiquei muito intrigado com este fato. E teria as respostas para estas questões durante a nossa estada em Puerto Tranquilo!

 

Já nos aproximando da localidade passamos por um lindo bosque de arrayanes (Luma apiculata) e paramos para tirar algumas fotos. Esta árvore é realmente belíssima, formando lindos bosques cênicos. Transcrevo um trecho do livro de Eduardo Haene e Gustavo Aparicio, 100 Árboles Argentinos, que descreve este parente das nossas pitangueiras e goiabeiras: "Sin temor a equivocarnos, podemos asegurar que el arrayán es un árbol fascinante. ... En estos bosques donde el arrayán es la especie dominante, se crea un escenario pintoresco, con multitud de troncos de variadas formas y ramificadas cerca de la base. El detalle distintivo lo brinda seguramente su corteza lisa, como tantas otras mirtáceas, pero de una intensa tonalidad rojiza, com vetas verticales blancas".

  

  

Muito próximos de Puerto Tranquilo avistamos pela primeira vez o maravilhoso lago compartilhado entre Chile e Argentina, chamado de General Carrera no lado chileno e de Buenos Aires no lado argentino. Já os nativos habitantes, os tehuelches, chamavam este lago de Chelenko. Ele é um dos maiores corpos hídricos em superfície na América do Sul, dando origem ao Rio Baker, o mais caudaloso do Chile. Com o sol que aparecia entre as brechas das nuvens pudemos admirar sua belíssima coloração, muito típica dos lagos de origem glacial.


  

Na entrada da vila passamos por um outdoor do Patagonia Sin Represas!, que nos lembrou das ameaças que rondam a região, em especial, os grandes e devastadores empreendimentos hidrelétricos planejados para a Patagônia chilena!

  


 

Depois da abordagem de um policial chileno na entrada da vila, muito atencioso por sinal, chegamos em Puerto Tranquilo para cumprir mais duas etapas da nossa jornada: as visitas nas "Capillas de Marmól ", no lago General Carrera, e o glaciar Exploradores. Embora fosse o final da tarde, ainda tentamos fazer o passeio de barco até as grutas de mármore, porém, como o vento estava com uma intensidade elevada, pensamos que o passeio poderia ser prejudicado. Assim, optamos por adiá-lo para o dia seguinte, com a esperança do vento patagônico nos dar um refresco para a visita das capillas.
A vila de Puerto Tranquilo é um lugar decente para fazer um pouso na Carretera Austral. Escolhemos de pronto ficar na Hosteria y Cabañas Carretera Austral, do Sr. William López Pinuer, que também organiza atividades turísticas, passeios à cavalo e aventuras outdoor na região. Alugamos uma pequena cabana com dois quartos e este foi o único local em que tivemos dois pernoites! À noite jantamos no restaurante da própria hosteria.
  

  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...