quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O vulcão Hudson e o Bosque Muerto

Quando estivemos na Patagônia chilena, especificamente na Carretera Austral, em 2009, vimos de perto o efeito das erupções do vulcão Hudson na comunidade de Rio Ibañez. As erupções maiores ocorreram em 1971 e 1991. E agora está ocorrendo novamente, pois o vulcão está em atividade, conforme noticias dos últimos dias. Interessante, o intervalo entre essas duas erupções históricas é de 20 anos e agora, passados mais 20 anos, o vulcão manifesta-se novamente. A foto abaixo, divulgada pelo Tiempo Patagónico, mostra a atividade recente do Hudson, não estando descartada uma erupção de maiores proporções.


Mas quando passamos pela região em 2009 não conseguimos avistar o vulcão, pois ele está em áreas elevadas da cordilheira dos Andes, quase sempre encobertas por nebulosidade. Pudemos ver o resultado impressionante das erupções, que é o "Bosque Muerto". A respeito desse bosque eu já escrevi um post ano passado.
Agora, para relembrar aquele momento, deixo mais algumas fotos que mostram os efeitos da cinza vulcânica que foram carreadas para o leito do Rio Ibañez nas erupções de 1971 e 1991. O "Bosque Muerto", com seu cenário silencioso e tétrico, é uma atração para quem trafega pela Carretera. Serve também para nos lembrar da força da natureza! Como ele ficará se uma nova erupção estrondosa do Hudson ocorrer?!













Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...