sábado, 29 de janeiro de 2011

As Capillas del Marmol - Chile, região de Aysen - 27/04/2009


Estou voltando aos posts da Expedição Corazón Patagónico para completar os relatos da viagem que fizemos até a Carretera Austral - Chile. Esclareço que não tenho uma sistemática linear nesses relatos, até mesmo porque a viagem foi em 2009, mas quem desejar encontrar o "fio da meada" pode pesquisar no blog a partir das palavras-chaves. Tá tudo organizado pelas tags!

No dia 27 de abril de 2009 estávamos acantonados em Puerto Tranquilo. Este é um dos vários pueblitos localizados ao longo da Carretera Austral. Nossa programação do dia incluia duas visitas: as Capillas del Marmol e o Glaciar Exploradores.
Ainda no dia anterior já tínhamos acertado com um dos barqueiros da vila para fazermos o passeio das capillas no lago General Carrera. A duração da visita seria de aproximadamente uma hora e meia. E o dia amanhecera lindo, com vento calmo, se é que tem vento calmo na Patagônia, ou seja, um dia perfeito para navegar no lago.
Mas afinal, o que são as Capillas del Marmol? Tecnicamente são cavernas e formações rochosas que resultaram da erosão fluvial numa área de falésias do lago General Carrera. Lendo assim parece meio complicado, mas as fotos podem dizer melhor do que se trata! O fato é que essas formações são muito, muito lindas e especiais, classificadas no Chile como santuários da natureza. Durante o passeio, com extrema habilidade, o barqueiro aproxima o bote à distância  do toque das mãos, "estaciona" e também cruza por entre e através de várias dessas formações. É fabuloso! Agora escrevendo este texto eu só posso dizer que todos nós sentimos uma alegria e felicidade imensas em conhecer este lugar longínquo do sul do Chile. E para encurtar a história, selecionei algumas fotos batidas pelo amigo Adriano e uma feita pela Márcia, pois eles merecem esta singela homenagem, afinal de contas eu não sou a única pessoa que fotografa durante as viagens! Valeu!


    









Na volta do passeio, tomamos um ótimo chimarrão preparado pela Verinha!

3 comentários:

rodandopelomundo disse...

Grande Evandro! Acho que o aspecto mais legal de um blog de viagens é poder reviver aventuras e experiências! Olhar velhas fotos, escolher, editar, pensar nos textos, rever documentos impressos atrás de informações, pesquisar na net.. enfim, voltar no tempo e reviver as aventuras!

Infelizmente ainda não conheço a América do Sul nem a Patagônia, mas é muito legal poder viajar por aqui!

Grande abraço e boa semana!
Michel
www.rodandopelomundo.com

Evandro Colares disse...

Michel, é uma grande satisfação receber a tua visita no blog e o comentário estimulante que escreveste. É por esse motivo que continuamos a teclar e compartilhar as gratas memórias que temos de nossas viagens! Forte abraço!

comidasinesuqeciveis.blogspot.com disse...

Estou planejando esta viagem para janeiro, acho que suas dicas serõ muito importantes para mim, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...