terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Viagens de avião - cancelamentos e atrasos - I

Buenas, este é o primeiro post oficial de 2011. Feliz 2011 para quem nos acompanha!

Faz tempo que eu não escrevo algo a respeito do planejamento de viagens. Andei lendo uma matéria interessante no site do Frommer's e apresento aqui um resumo dos tópicos que são importantes para considerar em casos de interrupção das viagens por questões ligadas aos fenômenos meteorológicos e desastres naturais. Você já pensou no caso daquelas pessoas que passaram o Natal presas nos aeroportos em virtude das fortes nevascas que atingiram os Estados Unidos e a Europa? Ou naqueles dias da erupção do vulcão da Islândia? Seguem as dicas, em especial para os "brazucas" que estão cada vez mais utilizando os aeroportos de todo o mundo! Obviamente que estou interessado em viajar de avião ... na América do Sul,    é claro!

1. Ter um seguro
A maioria das apólices de seguro de viagem cobrem atos de Deus como furacões, inundações e nuvens de cinzas! Procure por uma apólice com cláusula de "atraso de viagem" se você estiver mais preocupado em ficar preso no meio da viagem. É melhor do que ter que cancelar a viagem por completo. As companhias de seguros não devolvem apenas o seu dinheiro. As linhas de assistência gratuita podem remarcar seus vôos e encontrar hotéis quando você estiver no prejuízo.

2. Cancelar ou Remarcar
Se você ainda não embarcou no entanto, a maioria das companhias aéreas vão permitir que você remarque ou atrase a viagem. Mas as políticas e os prazos variam de companhia para companhia, e elas não são consistentes.

3. Manter um dinheiro disponível
É uma boa idéia ter no bolso o valor de pelo menos três dias de recursos financeiros para qualquer eventualidade. Verifique se o seu cartão Multibanco funciona em seu destino e passe algum dinheiro adicional para a sua conta corrente antes da viagem para que não seja apanhado de surpresa.

4. Conhecer os seus direitos
A União Européia (UE) e o Canadá têm leis que podem ajudar os viajantes encalhados. Os EUA, notavelmente, não. (Nota do blog: veremos em outro post como funciona no Brasil)
A UE tem a maior proteção para os passageiros. As proteções da UE se aplicam se você estiver voando de um aeroporto da UE, ou se você está voando para a UE com uma companhia de bandeira da UE. Se um vôo foi cancelado ou sujeito a um "atraso" (que é de 2-4 horas, dependendo do destino), os passageiros podem manter contato com duas pessoas de fora do aeroporto e obter refrescos e quartos de hotel às custas da companhia aérea. Entretanto não existe limite de tempo para colocá-lo no ar!
No Canadá, se seu vôo atrasar mais de quatro horas, as companhias aéreas devem dar aos passageiros um vale refeição. Se ela está atrasada mais de oito horas e durante a noite, a companhia aérea deverá pagar por um hotel, mas só se você estiver no meio de uma viagem.
Mas, além desses países, basicamente você está à mercê de sua companhia aérea. Muitos países subscrevem a Convenção Internacional de Montreal, que prevê até 6.176 dólares em compensação por atrasos nas viagens. Mas o tratado diz que os transportadores "não devem ser responsabilizados", se "tomaram todas as medidas que poderiam razoavelmente ser exigidas para evitar o dano ou que era impossível para ele ou eles tomarem tais medidas." As circunstâncias extremas, como as erupções de vulcões, geralmente se encaixam na categoria de "impossível". E se você quiser obter compensação, poderá ter que processar a companhia aérea. Você pode encontrar compromissos do prestador de serviço em seu Contrato de Transporte, que a companhia aérea deve oferecer a seu pedido.

5. Mover-se rápido ou ficar
Modos alternativos de viagem enchem muito rapidamente quando há uma catástrofe de grandes proporções. Se você pode encontrar uma rota alternativa rápida, é possível ficar de fora da zona de problemas, mas o seu improviso de trem ou viagem de ônibus não poderá ser reembolsado pela sua operadora. A menos que esteja em perigo físico imediato, permanecer onde está até os vôos regularizarem é quase sempre mais barato do que tentar encontrar seu próprio caminho para resolver o problema.

6. Ou apenas ser flexível
Isso se você está disposto a mudar seus planos e não está com demasiada pressa ...

Traduzido e adaptado de:
When Weather Interrupts Your Trip: 6 Things to Do.
Sascha Segan - www.frommers.com


4 comentários:

Anônimo disse...

Não tem seguradora que cubra atos da natureza, também? :-)

Evandro Colares disse...

Lamento, mas ainda estou estudando o tema e não poderia fazer essa indicação. No exterior com certeza, pois esse é o primeiro item do post - fazer um seguro. Aqui no Brasil eu recomendo que se procure uma agência de turismo confiável e discuta com o agente de turismo. Ele certamente terá uma boa opção para esses casos. Aqui no Brasil temos direitos, mas eu escreverei adiante. Saudações!

Professora Carla Nogueira disse...

Ótimas dicas...
Feliz 2011 pra vc tb...
Bjs e Boas Viagens!

Evandro Colares disse...

Valeu, Carla! Feliz 2011 para você também e, da mesma forma, grandes viagens! Abraço!

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