sábado, 27 de novembro de 2010

Expedição Inti & Killa II - Décimo-sétimo dia - 20/09/2010

Amanheceu e estávamos em Puno. Chegara o momento de retornarmos ao Brasil! A última etapa dessa linda viagem que empreendemos ao sul do Perú. Nosso trajeto previa a volta pelo Chile e Argentina, praticamente refazendo o caminho da ida. Era a opção mais segura pois estávamos viajando "solo". Só que o destino carregou-nos para um país praticamente descartado no planejamento da viagem, a Bolívia!
A Bolívia já era nossa conhecida de 2009. Estivemos no sul do país fazendo uma expedição pelo Salar Uyuni. Trata-se de um país muito interessante, de grandes belezas naturais e rica história, mas um tanto complicado em nossa avaliação. Problemas com agentes da fronteira e a polícia, falta de estrutura no país, pouco acolhimento da população em geral, entre outras dificuldades, são ingredientes que podem causar aborrecimentos numa visita ao país. Só que com vantagens tentadoras: redução de um dia no trajeto de retorno ao Brasil e a possibilidade de conhecer novas paisagens e lugares!
Saindo de Puno nossa intenção era seguir na direção de Tacna, bem ao sul do Perú, ingressar no norte do Chile via Arica e chegar em San Pedro de Atacama ao anoitecer. Só que para chegar em Tacna a estrada seguia margeando o Lago Titicaca e conduziria primeiro até Desaguadero, bem na fronteira entre o Perú e a Bolívia! Alí, a Bolívia, bem no nosso caminho, tentando, representando mais aventura! 
Eu vinha dirigindo quieto, sem quase falar com a Márcia; a cabeça fervilhando em pensamentos e ponderações intermináveis! Vamos, não vamos? Vantagens e desvantagens! E a segurança pessoal? Estamos sozinhos. Câmbio; mais uma troca de moeda; de quantos bolivianos precisaríamos? A fronteira; será que complicariam conosco? E dessa vez não compartilhei com ela e assumi o risco pela decisão. Simplesmente comuniquei: "Voltamos pela Bolívia; vamos arriscar pois eu acho que vale a pena!" Ela manifestou certa preocupação, mas como boa aventureira que é, apoiou a modificação radical no trajeto.

Partindo de Puno, às margens do lago Titicaca.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...