segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Seguros de Viagem

Uma das providências importantes para uma viagem tranqüila são os seguros de vida e de saúde. Nas oportunidades em que viajamos ao exterior sempre priorizamos este detalhe no planejamento. Para as viagens à Patagônia não foi diferente. Conheço alguns amigos que, ou por desconhecimento, ou até mesmo negligência, não fazem seguros. Alguns pensam que sai muito caro!!! Considero esse entendimento uma temeridade, pois qualquer necessidade médica no exterior poderá ter custos altíssimos se comparado com os preços de um seguro saúde.

Outro detalhe que pode ser até mórbido para certas pessoas, mas que para mim não tem esse significado, são os casos de doenças graves e morte. Diz um sábio provérbio budista que nunca sabemos o que esperar, se o próximo dia ou a próxima vida! Ora, se o sujeito está no exterior e adoece gravemente ou morre, sem o amparo de um seguro, vai deixar um bando de familiares enlouquecidos e desesperados sem ter como acompanhar o doente ou repatriar o corpo!!! Ou vai fazer com que a família fique sofrendo ainda mais, pedindo “penico” ou implorando pela caridade de algum governante assistencialista. Tenha a santa paciência!!! Mais um detalhe, praticantes de esportes radicais devem fazer seguros especiais, pois os seguros comuns não possuem a cobertura para estas atividades esportivas.

Bom, e se o sujeito não tem grana, mesmo?! Bem, para questões de saúde é possível resolver com o atendimento médico prestado nas redes públicas, pois existem acordos nesse sentido entre o Brasil, Chile e Argentina. Mas para obter o benefício é importante estar habilitado. Reproduzo aqui algumas orientações divulgadas numa página confiável da Internet.

Acordos garantem assistência médica na rede pública no exterior.


O viajante brasileiro segurado pelo INSS e sua família têm direito a atendimento médico nos sistemas da rede pública de nove países: Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal, Uruguai. Este direito é garantido por acordos internacionais de Previdência Social, assinados entre o Brasil e os países citados.

O benefício ainda é pouco conhecido dos brasileiros. De acordo com informações do Ministério da Previdência Social, pouco mais de dez mil brasileiros fazem uso do benefício anualmente em países com os quais o Brasil mantém convênio.

Para ter acesso ao atendimento gratuito no exterior, o turista terá que obter, antes do embarque, o Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária, que pode ser obtido na representação do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, do Ministério da Saúde, em cada estado. Para saber a localização desses departamentos, basta ligar para os telefones (61) 448-8372, (61) 448-8374 e (61) 448-8376. O interessado deve considerar um prazo variando entre dois ou três dias para a entrega do certificado, dependendo do departamento de cada estado. É necessário apresentar o passaporte e os três últimos comprovantes de contribuição ao INSS (guias de recolhimento da Previdência Social ou carteira de trabalho e os três últimos contra-cheques). Para obter o certificado dos dependentes, apresentar certidão de casamento e de nascimento dos filhos. O certificado é gratuito.

O atendimento médico, seja para estrangeiros no Brasil, ou brasileiro no exterior, será feito por médicos e hospitais da rede pública de saúde. O viajante deverá se dirigir a um dos hospitais da rede pública no país onde estiver, tendo em mãos o certificado emitido no Brasil.

2 comentários:

Jeronymo e Mercilene disse...

Olá, vamos fazer uma viagem pela América do Sul e gostaria de uma sugestão sua sobre os melhores seguros de viagem. Obrigada, Mercy

Evandro Colares disse...

Olá, Mercy! Realmente eu sempre faço seguros. Eu e minha esposa recorremos aos serviços de uma boa agência de turismo. Eles estão aptos a orientar na escolha e providenciar um seguro adequado. Pelas graças divinas, nunca tivemos que utilizar os serviços dos seguros, de modo que eu não arriscaria em fazer uma recomendação específica. Saudações!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...