sábado, 13 de dezembro de 2008

Gauchito Gil: o protetor das viagens patagônicas!!!






Não sei se fomos nós que o escolhemos como protetor das viagens, ou se foi ele que nos escolheu como os seus protegidos; o certo é que, depois das viagens realizadas pela Patagônia e pelo Atacama, criamos uma identidade com o santo popular Gauchito Gil. Como brasileiros do Rio Grande, a simpatia pelo santo gaudério foi imediata, logo depois que conseguimos decifrar o significado daqueles intrigantes santuários, com as capelinhas e flâmulas vermelhas, espalhados nas beiras das estradas da Patagônia e noutras regiões da Argentina.
Para reforçar essa simpatia natural, no ano de 2007, quando viajamos para o Atacama, ao atravessarmos a Província de Corrientes, literalmente “demos de cara” com o Gauchito na Ruta 123, nas proximidades da cidade de Mercedes. Rumávamos na direção da capital Corrientes, quando então passamos reto por um modesto casario na beira da estrada, um casario de cores vermelhas, bandeiras, barraquinhas, muitas pessoas circulando, vários carros estacionados ... curioso, muito curioso, no mínimo. Falei com a Márcia e decidimos dar a volta para ver do que se tratava. Marcamos um ponto, pois no local existe uma importante manifestação cultural da fé popular na Argentina!
Naquele ponto está localizado o túmulo do Senhor Antonio Gil Nuñez, o Gauchito Gil, em formidável templo popular para homenagem do santo, que é visitado por milhares de pessoas todos os anos, pagadores de promessa, romeiros e, é claro, viajantes, como nós, que pedem a proteção do santo nas viagens pelas “rutas argentinas”. A partir daquele dia passamos a carregar uma fitinha vermelha, amarrada no espelho retrovisor, em homenagem ao protetor das nossas viagens patagônicas!!!
Nas fotos, o Santuário do Gauchito Gil, na Província de Corrientes, e depois o amigo Fernando, às margens da Ruta 3, na estepe patagônica, junto de uma modesta capelinha do santo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...