domingo, 15 de maio de 2011

O Marlon Brando de Cartagena!

Eu queria escrever algo sobre esse cara! Para mim é um desafio escrever sobre um tipo humano; com suas complexidades, suas características psicológicas e os jeitos de ser de cada um. Eu estudei biologia, sei descrever uma planta ou um animal. É um vício do técnico, que eu carrego nas minhas palavras. Mas descrever o bicho homem, o bicho mulher; aahhh,  isso é mais difícil! E eu fico admirado com os textos que certos escritores conseguem criar para corporificar em palavras um ser humano. Mas por aqui não custa nada a brincadeira e eu não pago um real por isso. Mas quem é o meu personagem?
O "cara" é o "Marlon Brando de Cartagena". Encontramo-nos na Puerta del Reloj e ele foi o nosso guia de um dia inteiro pelas ruas e ruelas de Cartagena. É um legítimo tipo caribenho; com seu indefectível chapéu panamá e calçando sapatos brancos. Se estivesse no Rio de Janeiro eu poderia confundí-lo com o famoso malandro carioca. Mestiço, em suas próprias palavras, do alto de seus 67 anos de idade adora gabar-se da sua excelente condição física. São 12 quilômetros de caminhadas, todos os dias, pelas ruas de Cartagena, levando turistas para conhecerem mais da história oculta pelas muralhas sólidas da cidade colonial. E vaticina: "Esta cidade tem que ser conhecida caminhando!" Por onde ele passa, sempre aparece um aceno amigo pelas esquinas! Muito educado e cordial, conhece bastante da cidade e sabe aquilo que agrada o turista. 
Mas por que "Marlon Brando de Cartagena"? Essa alcunha fui eu quem aplicou e é apenas uma brincadeira. Seu nome é Maurício Marquez. Além de guia de turismo ele também atua como ator local. Com um sorriso maroto no rosto, faz questão de dizer que conheceu Marlon Brando e Sofia Loren, que em outras épocas estiveram em Cartagena, filmando no lindo cenário caribenho da Colômbia. Aliás, Cartagena é sede de um festival internacional de cinema, o mais antigo da América Latina, desde 1960. Mas é esse tipo, esse malandro caribenho, morador de Getsemaní, que nos deu uma aula de história sobre Cartagena. E eu queria escrever algo sobre esse cara! 




2 comentários:

pela janela disse...

OLA CARA AMIGO, ME CHAMO ALEX SOU DO INTERIOR PAULISTA E FRANCAMENTE GOSTEI MUITO DO SEU BLOG. POIS BEM ESTOU PROGRAMANDO UMA VIAGEM PARA PATAGONIA, NO PROXIMO ANO E GOSTARIA SE POSSIVEL DA SUA AJUDA, PARA INDICACOES DE HOTEIS, RESTAURANTES ETC.MEU E-MAIL PARA CONTATO E AIRES_AIRES22@HOTMAIL.COM
DESDE JA AGRADEÇO

ALEX AIRES

Evandro Colares disse...

Olá, Alex! Muito obrigado pela sua visita. Posso auxiliar sugerindo um roteiro básico, caso seja a primeira viagem que farás à Patagônia, sem problemas. Sobre dicas específicas de hotéis e restaurantes isso é muito amplo e vai bastante do gosto pessoal. A Patagônia é um mundo! Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...