sábado, 7 de maio de 2011

A apaixonante Cartagena de Índias - Colômbia

Ainda estou relatando as fantásticas férias na Colômbia. Estou voltando um pouco no tempo para revisitar a apaixonante Cartagena de Índias. Meu Deus, o que posso eu escrever sobre essa maravilhosa cidade?! Eu acho; acho não, seria pouco, tenho certeza que me falta cacife literário para escrever a respeito desse lugar. Nem sequer conheço todos os adjetivos e o jogo das palavras que fossem capazes de exaltar a beleza de Cartagena. Também é incerto que tenha fotos à altura do despertar das emoções e do deleite dos sentidos pelos quais passamos em Cartagena! De qualquer modo, encontro consolo nas palavras. Nas palavras de um Nobel, pois depois de Gabriel García Márquez, quem seria tão apto assim para decantar a formosura de Cartagena?! Então, os posts e as fotos serão singelos, mas expressarão um profundo e honesto desejo de compartilhar algo do que vimos e sentimos naquelas paragens.
Chegamos em Cartagena no dia 14 de março de 2011, procedentes de Santa Marta. Esse foi o único deslocamento terrestre que fizemos na Colômbia. E foi bem tranquilo. Um transporte de van (Transporte Marsol - COP$ 40.000,00 p/p), agendado no próprio hotel, colheu a gente em Taganga e levou-nos até Cartagena, numa viagem que durou quatro horas. Nesse sistema as pessoas são apanhadas em locais previamente agendados, hotéis e nas casas, e também ocorre uma parada no escritório da empresa em Barranquilla. Então aumenta um pouco o tempo de viagem, mas nada de excepcional.
Em Cartagena desembarcamos bem na Puerta y Torre del Reloj, por volta do meio-dia. E como o calor é sempre intenso na cidade, logo tomamos um táxi para o Hotel Arsenal. É um hotel muito bem localizado no bairro de Getsemaní, que é coladinho no Centro Histórico, o nosso principal interesse na cidade. Grande número de turistas "opta" pela hospedagem em Bocagrande, uma área "moderna" de Cartagena, bem no estilo Miami Beach. Depois que discutimos a respeito, e pelas escolhas pessoais que orientam as nossas viagens, Márcia e eu tomamos a decisão de ficarmos bem próximos da Ciudad Vieja, pois queríamos sair na porta do hotel e logo mergulhar na história contida nas calles da cidade, em todos os momentos! Mas se você viajar com orientação de agências de viagem, é possível que eles "forcem" uma estada em Bocagrande. Chegamos até a considerar a opção, mas depois "saltamos fora", pois não fechava com o nosso estilo!
Chegando no hotel fizemos uma breve parada para descanso, mas logo no meio da tarde já saímos para caminhar e ter o primeiro contato com a cidade. Cartagena, definitivamente, merece ser conhecida na base das caminhadas!  E teríamos mais dois dias e meio para explorar as belezas da Ciudad Amurallada!

Primeiros contatos com as muralhas e o visual estonteante.

Bahia de Las Ánimas e Bocagrande, com vista do Hotel Arsenal.
Puerta y Torre del Reloj. A principal entrada da Ciudad Amurallada.
E logo no entrada, o fundador espanhol, Pedro de Herédia.
Portal de los Dulces, logo na entrada principal. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...