domingo, 29 de maio de 2011

Cartagena de Índias: as muralhas e baluartes

Dia 15 de março de 2011. Estávamos no segundo dia de visita em Cartagena de Índias. Depois de fazermos um reconhecimento descompromissado no dia anterior, nesta segunda oportunidade partimos para uma exploração mais detalhada, com atenção aos detalhes históricos. Para nos auxiliar na tarefa estávamos acompanhados do guia de turismo Maurício Marquez, sobre o qual já falei no post anterior.  
Obviamente que um dos primeiros detalhes de Cartagena que chama a atenção dos visitantes são as suas extensas e robustas muralhas. Fundada por Pedro de Herédia em 1533, em localização privilegiada, com porto oceânico protegido e próximo da foz do rio Magdalena, o qual permitia o acesso ao interior da região, logo tornou-se um ponto comercial importantíssimo no império espanhol, despertando também a cobiça dos adversários dos espanhóis. Por esse motivo sofreu seguidas invasões de piratas e corsários. Para protegê-la desses constantes ataques o rei Felipe II determinou em 1586 a construção de muralhas, fortes e baluartes no perímetro da cidade. O projeto ambicioso foi executado ao longo de mais de 200 anos em sucessivas etapas, sendo concluído em 1796.
É uma delícia caminhar sobre as muralhas, pois elas permitem lindas vistas do oceano e do interior da cidade. Muitas pessoas param ao final do dia para apreciar o pôr-do-sol e também para fazer um happy hour. Um detalhe apontado pelo Maurício e que causou interesse foi um dos materiais utilizados para a construção das muralhas. Corais, milhares e milhares de toneladas de coral. Basta se aproximar das paredes para observar com clareza os diversos tipos de corais incorporados na estrutura sólida das paredes. Obviamente que no mar do Caribe este seria um dos materiais estruturais mais abundantes para construir as muralhas e fortalezas. Fiquei imaginando como foi a extração desse material, todo o esforço e o sofrimento humano que devem ter cobrado as vidas de milhares de escravos para construirem essas fortificações. A obra militar do passado transformou-se num patrimônio histórico impressionante!     








2 comentários:

Michel disse...

Diga lá artista, beleza??
Curti demais as fotos, infos e tudo mais, parece ser um lugar incrível! Mas quando um texto tem as palavras happy hour não consigo pensar em mais nada! uhahuahauhuhahua tô de sacanagem, sempre show o trabalho de vocês e vejo muita coisa legal toda vez que consigo dar um pulo aqui!
Abração e muita paz, Michel
www.rodandopelomundo.com

Evandro Colares disse...

Oi, Michel! Cara, o happy hour em Cartagena é uma delícia, hehehe!!! Tua visita é muito importante! Muito obrigado pelo incentivo ao blog! Forte abraço, cara!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...