sábado, 31 de outubro de 2009

Expedição Salar Uyuni - fotos II





Posted by Picasa

Expedição Salar Uyuni - fotos I

Vou postar algumas fotos da Expedição Salar Uyuni. Assim que for possível eu colocarei um mapa com o trajeto da viagem. Não sei se vou escrever muitos textos sobre esta última viagem, pois estava comentando a penúltima expedição nos últimos posts, a Corazón Patagónico. Pretendo continuar isso em breve. Já começei a escrever sobre a Patagón I e parei no meio da viagem, quando estávamos na Peninsula Valdes. Depois não dei continuidade. Na verdade eu escrevo pouco e não estou conseguindo dar conta de todas essas memórias de viagens. Os registros eu tenho, mas falta tempo para colocar tudo no papel, quer dizer, no blog, hehehe!!! De qualquer forma eu ficarei à disposição para passar informações e responder qualquer curiosidade dos amigos e interessados no Salar Uyuni.
Uma das coisas que eu posso adiantar é que esta foi uma das viagens mais difíceis e emocionantes. Foi ótima, vimos tudo o que queríamos e temos mais experiência adquirida. Mas foi dura em muitos momentos.
Escolhemos visitar o Salar Uyuni, na província de Potosi, e entramos pelo sul da Bolívia, em Yacuiba. Não é uma fronteira normalmente utilizada pelas expedições e os trâmites com as autoridades foram confusos. O sul da Bolívia também não é tão acessado por turistas e tivemos dificuldades em obter informações adequadas da região. Como viajamos de forma independente, planejando nossos roteiros e atividades, encaramos alguns problemas não previstos antes da viagem.
Na Bolívia enfrentamos muitos desafios antes e depois do salar. Também rezamos muito para não quebrar o carro em territórios isolados, rochosos, literalmente "off-road", sem possibilidades de assistência alguma. Os mapas até mostram "estradas", mas elas na verdade não existem; são trilhas em terrenos deslumbrantes, selvagens e isolados. Sem bons aparelhos de GPS seria impraticável de realizar. Isso foi muito preocupante em diversas situações. Hoje eu posso classificar como emocionante, e que até poderia refazer novamente alguns trechos, mas teria que ter melhor preparação! Nosso jipe, embora valente e robusto, não teve altura adequada para muitos obstáculos do fora de estrada. É um problema que necessito resolver.
Também sofremos os efeitos do mal das alturas, com nâuseas, tonteiras e dores de cabeça a partir das altitudes de 3000 metros, durante vários dias. A escolha pelos acampamentos selvagens também nos permitiu experimentar temperaturas negativas de até 15 graus Celsius negativos. Beira o engraçado encontrar uma garrafa de água congelada no interior da barraca que você está dormindo ao amanhecer! Mas felizmente não passamos frio e nem congelamos.

Do meio para o final da viagem tivemos a felicidade de visitar os Vales Calchaquies, no noroeste da Argentina, uma região belíssima e deslumbrante. Deixou saudades e merecerá novas explorações.
Aos parceiros; só tenho elogios. Adriano e Vera são ótimos amigos que merecem todo o nosso carinho e consideração pelo companheirismo e amizade em mais uma viagem. Para a Márcia; mais elogios. Ela está sempre disposta para as aventuras que invento e o nosso amor sempre se renova a cada "trip"!
Por hora seriam essas algumas impressões sobre o que passamos para conhecer o Salar Uyuni nesses últimos dias!
E já ia esquecendo; o Salar do Uyuni é liiiiiindo demais!!!





Chegando na cidade de Uyuni.

Pôr-do-sol em acampamento no Salar.

Acampamento no Salar.



Amanhecer no Salar.
Posted by Picasa

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Expedição Salar Uyuni


Estamos de volta! Ainda sem muito tempo para escrever no blog, pois temos muitas coisas para pôr em ordem. De qualquer forma vamos deixar em breve algumas fotos da viagem para marcar o retorno da expedição! A aventura foi muito grande, mesmo! Deixo minhas saudações a todos!






quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Em manutenção nos próximos dias ...

Aviso aos amigos e leitores do blog. Nos próximos dias estaremos em manutenção. Manutenção do espírito de viajante, de aventura; manutenção das emoções e dos sonhos! É pouco provável que possamos postar algo por esses dias, pois estaremos distantes. Nosso destino, com a benção de Deus, é o Salar de Uyuni, na Bolívia. Esperamos voltar com boas histórias para contar e compartilhar aqui no blog! Deixo as minhas saudações a todos e todas e até a volta!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Primeiros quilômetros na Carretera - 24/04/2009



Hoje a alvorada foi às 7:30. Ficamos bem instalados em Esquel numa confortável cabana, bem quentinha, e aproveitamos para descansar um pouco mais do que o normal. O dia prometia, pois hoje entraríamos no Chile e começaríamos a rodar pela famosa Carretera Austral. A expectativa era grande entre todos, pois estávamos chegando no ápice da viagem.
Em 2008, quando visitamos o Chile, resolvemos cancelar esse trecho de rodovia, pois os amigos que nos acompanhavam tiveram que voltar para o Brasil logo no início da Patagón III e ficamos sozinhos. Achei que era mais prudente aguardar uma outra oportunidade e cancelamos a Carretera. Na época ficamos "somente" na região dos Lagos! Agora estava para se realizar o sonho acalentado desde 2007.
Partimos de Esquel às 8:50, seguindo para a fronteira entre a Argentina e Chile, no Passo Futaleufú. Fronteira sempre causa um friozinho na barriga, pois normalmente os funcionários das aduanas não são nada amistosos e eu fico sempre preocupado. Mas fizemos os trâmites tranquilamente, e para contrariar a minha expectativa, os agentes de fronteira foram muito simpáticos e quiseram bater um papo conosco, perguntando sobre a viagem e inclusive dando umas dicas do que visitar na região! Vale a regra que toda a regra tem a sua exceção!

Seguimos em frente descendo a vale do rio Futaleufú na direção de Villa Santa Lucia. A estrada de rípio seguia serpenteando pelo vale, acompanhando o traçado do rio. O dia amanhecera nublado e as nuvens cobriam parte do cume das montanhas, mas a paisagem era muito bonita, de aspecto rural, e lembrando em muito os paredões dos cânions aqui no Rio Grande do Sul. Finalmente chegamos em Villa Santa Lucia e começamos a rodar os primeiros quilômetros pela Carretera. Foi uma festa, com muita comemoração e brincadeiras através dos rádios VHF, com cumprimentos mútuos entre as tripulações dos dois veículos. Mas nem tudo foi maravilhoso nesse contato inicial. Cheguei a ficar bastante decepcionado com o que encontramos pela frente! Muitas obras, e obras, e mais obras no trecho até Puerto Puyuhuapi. Depois dos dias maravilhosos nas lagunas Epulauquén e no sopé do Domuyo, decididamente, não era nada disso que eu estava esperando!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...