sábado, 31 de outubro de 2009

Expedição Salar Uyuni - fotos I

Vou postar algumas fotos da Expedição Salar Uyuni. Assim que for possível eu colocarei um mapa com o trajeto da viagem. Não sei se vou escrever muitos textos sobre esta última viagem, pois estava comentando a penúltima expedição nos últimos posts, a Corazón Patagónico. Pretendo continuar isso em breve. Já começei a escrever sobre a Patagón I e parei no meio da viagem, quando estávamos na Peninsula Valdes. Depois não dei continuidade. Na verdade eu escrevo pouco e não estou conseguindo dar conta de todas essas memórias de viagens. Os registros eu tenho, mas falta tempo para colocar tudo no papel, quer dizer, no blog, hehehe!!! De qualquer forma eu ficarei à disposição para passar informações e responder qualquer curiosidade dos amigos e interessados no Salar Uyuni.
Uma das coisas que eu posso adiantar é que esta foi uma das viagens mais difíceis e emocionantes. Foi ótima, vimos tudo o que queríamos e temos mais experiência adquirida. Mas foi dura em muitos momentos.
Escolhemos visitar o Salar Uyuni, na província de Potosi, e entramos pelo sul da Bolívia, em Yacuiba. Não é uma fronteira normalmente utilizada pelas expedições e os trâmites com as autoridades foram confusos. O sul da Bolívia também não é tão acessado por turistas e tivemos dificuldades em obter informações adequadas da região. Como viajamos de forma independente, planejando nossos roteiros e atividades, encaramos alguns problemas não previstos antes da viagem.
Na Bolívia enfrentamos muitos desafios antes e depois do salar. Também rezamos muito para não quebrar o carro em territórios isolados, rochosos, literalmente "off-road", sem possibilidades de assistência alguma. Os mapas até mostram "estradas", mas elas na verdade não existem; são trilhas em terrenos deslumbrantes, selvagens e isolados. Sem bons aparelhos de GPS seria impraticável de realizar. Isso foi muito preocupante em diversas situações. Hoje eu posso classificar como emocionante, e que até poderia refazer novamente alguns trechos, mas teria que ter melhor preparação! Nosso jipe, embora valente e robusto, não teve altura adequada para muitos obstáculos do fora de estrada. É um problema que necessito resolver.
Também sofremos os efeitos do mal das alturas, com nâuseas, tonteiras e dores de cabeça a partir das altitudes de 3000 metros, durante vários dias. A escolha pelos acampamentos selvagens também nos permitiu experimentar temperaturas negativas de até 15 graus Celsius negativos. Beira o engraçado encontrar uma garrafa de água congelada no interior da barraca que você está dormindo ao amanhecer! Mas felizmente não passamos frio e nem congelamos.

Do meio para o final da viagem tivemos a felicidade de visitar os Vales Calchaquies, no noroeste da Argentina, uma região belíssima e deslumbrante. Deixou saudades e merecerá novas explorações.
Aos parceiros; só tenho elogios. Adriano e Vera são ótimos amigos que merecem todo o nosso carinho e consideração pelo companheirismo e amizade em mais uma viagem. Para a Márcia; mais elogios. Ela está sempre disposta para as aventuras que invento e o nosso amor sempre se renova a cada "trip"!
Por hora seriam essas algumas impressões sobre o que passamos para conhecer o Salar Uyuni nesses últimos dias!
E já ia esquecendo; o Salar do Uyuni é liiiiiindo demais!!!





Chegando na cidade de Uyuni.

Pôr-do-sol em acampamento no Salar.

Acampamento no Salar.



Amanhecer no Salar.
Posted by Picasa

2 comentários:

Márcio Port disse...

Evandro

Me chamou a atenção a barraca que estavas utilizando em Uyuni. Pelo que entendi você dorme "alto do chão".

Esta barraca é apoiada no teto do carro ?

Evandro Colares disse...

Oi, Márcio!

Sim, dormimos nas alturas, hehehe! É uma barraca de capota da Campings World (fabricação nacional). Ela é fixada no próprio rack. Para montá-la basta que seja desdobrada. Foi nossa primeira viagem, mas gostamos muito da sua praticidade. Facilita muito, pois em um minuto o acampamento está montado. Mais informações em www.campingsworld.com.br. Saudações!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...