sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Patagonia ¡Sin Represas!



Recentemente lí a respeito de um projeto para colocar uma antena de celular no Parque Torres del Paine. É uma lástima essa notícia e mais uma ameaça ambiental para a Patagônia! Ano passado quando estivemos no Chile ficamos sabendo dos projetos para novas hidrelétricas, os quais espalhariam redes de transmissão de energia por toda a região, alterando radicalmente a paisagem dos cartões postais da natureza. Imaginem estar olhando o Torres del Paine com aquelas torres de energia atrapalhando o visual. Seria o cúmulo!

Acessem Patagonia ¡Sin Represas! para maiores detalhes. Completando, não são só os chilenos que devem se manifestar, mas todo mundo deve acompanhar, principalmente aqueles que amam aquelas paragens. Se a humanidade preocupa-se com a destruição da Amazônia, também não pode esquecer o patrimônio ambiental representado pela Patagônia e o seu relevante significado para o mundo!


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais mapas na internet


Eu já havia escrito um post a respeito de mapas anteriormente. Mas este é um assunto que sempre me interessa e surgem dicas que podemos deixar para os viajantes. Para planejar uma viagem no Brasil uma sugestão interessante é utilizar o Guia 4 Rodas. Com o mesmo estilo, para o caso de viagens para a Argentina, temos o Guia YPF, que eu utilizei bastante nas minhas viagens. Para o caso do Chile eu ainda não encontrei um bom guia de rutas, no estilo dos anteriores, porém, "La Dirección Nacional de Vialidad" fornece informações sobre as distâncias entre as cidades e é possível baixar mapas rodoviários (cartas camineras) em arquivos pdf, contendo todas as regiões do Chile, com última atualização em 2007.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

The White House Blog


Muito embora não tenha nada a ver com o propósito do meu blog, que é escrever sobre a Patagônia e temas de viagens na América do Sul, gostaria de deixar este registro sobre o blog do novo presidente estadunidense, Barack Obama. Algum tempo atrás eu não dava muita bola para os blogs, pois ainda não tinha percebido o seu alcance, mas hoje em dia reconheço que eles são excelentes ferramentas para a interligação de idéias e a expressão das pessoas, sejam elas quem forem, inclusive, daquele que é sempre considerado o homem mais poderoso do mundo, "the President of the United States of America". Obama começa a mostrar para o mundo que é um homem sintonizado com os novos tempos! Valeu a visita ao blog do Presidente Obama e que ele tenha sucesso em sua administração!

sábado, 24 de janeiro de 2009

Patagón I – Espinilhos e as Yatay ...

Ainda no dia 6 de março de 2006. Fiquei muito contente ao entrar em Corrientes e reconhecer os espinilhos nos campos. Saí logo falando pelo rádio com o outro carro para chamar a atenção dos amigos. No Brasil essas árvores da família das Leguminosas ocorrem tão somente no Rio Grande do Sul, no Parque Estadual do Espinilho, no Município de Barra do Quaraí, constituindo uma pequena reentrância da formação no estado. Na Argentina os exemplares (conhecidos como algarrobos e outras espécies) fazem parte do bioma Espinal e Parque Mesopotamico. As formações de espinilho guardam forte semelhança com as savanas africanas, assim, imaginei umas zebras, girafas, gnus, leões e elefantes naqueles campos e me senti, por breves instantes, transportado para a África! Mas o que se vê, mesmo, são o gado e os cavalos aproveitando as ótimas pastagens ...

Mais ao sul, um local que tinha capturado a minha curiosidade já em 2005, quando viajamos, Márcia e eu, de ônibus, até Buenos Aires. Casualmente eu tinha avistado umas formações de palmeiras muito elegantes e belas num alvorecer e fiquei muito maravilhado com o visual. Depois descobri que se tratavam das palmeiras jataí (Butia yatay), ou Yatay, e o local era o Parque Nacional El Palmar, entre Concordia e Colón, na província de Entre Ríos. Este parque protege um significativo testemunho dessas formações de palmeiras na Argentina, pois em outras áreas estão ameaçadas de extinção. Paramos para tirar umas fotos e seguimos adiante, pois o trajeto já estava com atraso. Foi uma pena, pois o parque possui atrações interessantes para quem quer conhecer melhor o local.



Falando mais um pouco sobre a palmeira jataí, em fins de 2008, fiquei sabendo que o Rio Grande do Sul possui uma formação nativa remanescente dessas palmeiras, o Palmar de Coatepe, no interior do Município de Quaraí. Trata-se de um recanto de grande importância para a biodiversidade do país, mas que se encontra ameaçado por ações de degradação ambiental na região. Pretendo visitá-lo assim que possível!

Bem, escrevi este post para contar mais um pouco sobre a Patagón I e para traçar alguns paralelos entre os biomas da Argentina e algumas formações vegetais no sul do Brasil. Nas fotos apresento as formações de espinilho e as palmeiras jataí.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Patagón I - os primeiros quilômetros ...



Primeiro post de 2009. Pelo menos o blog sobreviveu à passagem do Ano Novo!!! Feliz 2009!

Em 5 de março de 2006, domingo, partíamos de Porto Alegre nas duas Palio Adventure em direção à Uruguaiana, onde fizemos o nosso primeiro pernoite. Na viagem seguíamos eu e minha esposa, Márcia, e os nossos amigos, Fernando e Martinha. Neste primeiro trajeto percorremos 646 km e, afora o lamentável atropelamento de um gato, logo depois que saímos de casa, nada de tão especial aconteceu. Tudo para ajudar na largada, que termina sempre sendo tensa. Sorte nossa que o gato não era preto! Chegando em Uruguaiana, a atração na estrada, a comunicação entre os carros via rádios portáteis, foi para o espaço. Queimei as fontes de carregamento das baterias logo ao chegar no hotel. Não observei a voltagem correta e as fontes torraram! Como eu lastimei o fato ...

No segundo dia, 6 de março, logo às 8 horas da manhã, inconformado com a perda dos rádios, consegui encontrar um técnico em eletrônica que topou consertar as fontes de carregamento. Depois, na feira de ambulantes de Uruguaiana, compramos dois transformadores, pois na Argentina a voltagem é de 220v. Assim, recuperamos a comunicação entre os veículos, graças à Deus. Comprovamos depois que essa providência foi de grande utilidade. Mas em função dessas voltas todas, atrasamos a partida de Uruguaiana. Fizemos os trâmites na aduana sem maiores dificuldades, mas só lá pelas 10:30 passadas entramos na Argentina. Em Libres abastecemos os carros com a “nafta” dos “hermanos” e começamos a pensar em como se comportariam os veículos. Era uma dúvida que tínhamos. Antes de tomar a ruta 14, uma última parada numa central de “repuestos” para comprar o tal do cambão, exigido na Argentina, e que eu não encontrara em Porto Alegre. Ufaa!!! Enfim, faróis acessos, exigência da lei, e pé na estrada ....


Foto: a largada, em frente à Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...