sábado, 8 de novembro de 2008

O trajeto da Expedição Patagón



A Expedição Patagón I percorreu aproximadamente 10.000 km entre a ida e o retorno da Patagônia. Conforme havia comentado em post anterior, o planejamento inicial sofreu alguns ajustes durante o transcurso da viagem.

Em primeiro lugar tivemos que alterar a nossa entrada na Argentina. Inicialmente prevista para ser feita através de Paysandú (Uruguai) - Colón (Argentina) foi alterada para Uruguaiana (Brasil) - Libres (Argentina). Isto porque em meados de fevereiro de 2006 argentinos e uruguaios entraram num conflito motivado pela construção de fábricas de celulose na fronteira entre os dois países, as "papeleras" no Uruguai. Ambientalistas argentinos da Província de Entre Rios, contrários aos empreendimentos industriais, bloquearam as pontes internacionais General Artigas (Paysandú - Colón) e General San Martin (Mercedes - Gualeguaychú), impedindo a comunicação entre os dois países. Interessante é que até hoje, em 2008, a Ponte Internacional General San Martin continuava bloqueada! "No te dejan pasar!" Os argentinos, quando protestam, é prá valer!!!

A segunda alteração substancial do roteiro foi evitar Buenos Aires. Os veículos estavam revisados e seria desnecessário entrar na metrópole por qualquer motivo que fosse. Então, escolhemos passar o empalme de Zarate /Campana, seguindo até a simpática Mercedes. Foi uma ótima alteração!

A próxima alteração deu-se a partir de Mercedes. Não seguimos o litoral da Província de Buenos Aires como se pensava no início. Optamos por tomar a Ruta 5 e seguir em direção a Trenque Lauquen e depois pela Ruta 33 até Bahia Blanca, onde pernoitamos. De Bahia Blanca tomamos a Ruta 22 e depois a 251 até Puerto Madryn, ao invés de passar imediatamente para a Ruta 3.

Seguindo adiante, depois do pernoite em Puerto San Julian, evitamos a cidade de Rio Gallegos, capital da Província de Santa Cruz, pois até onde eu fiquei sabendo não existe nada de muito interessante para conhecer no local, servindo apenas como ponto de logística para o viajante que passa pela região. Obviamente é uma cidade importante, mas sem interesses do ponto de vista turístico. Seguimos direto para El Calafate.

A última modificação no roteiro ocorreu após a cidade de Neuquén, que também não estava prevista na viagem, quando ao invés de voltarmos em direção à cidade de Bahia Blanca, optamos por seguir via Santa Rosa, capital da Província de La Pampa. Também foi muito interessante conhecer a simpática cidade pampeana.

A figura mostra o trajeto definitivo da viagem e assim fica mais fácil para entender! Muitas dessas alterações resultaram de um estudo mais detalhado dos mapas rodoviários, principalmente aqueles disponibilizados pelo Guia YPF da Argentina e também no site disponível na internet www.guiaypf.com/.



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