segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Esboçando o roteiro de uma expedição

A fase de planejamento da primeira viagem para a Patagônia durou quase um ano, de abril de 2005 até fevereiro de 2006. Poxa, dirão alguns, que exagero!!! É, pode até ser, mas eu aprendi muito nesse período, além do mais o conhecimento acumulado veio a ser muito útil no planejamento que estava em curso e nas viagens seguintes.
Durante esse período foram estabelecidas definições muito importantes a respeito da viagem. O percurso da visita abrangeria a partida do Brasil, um breve trajeto pelo Uruguai e seguiria imediatamente para a Argentina, até a cidade de El Calafate, na Província de Santa Cruz, finalizando então com o retorno ao Brasil. A duração da viagem seria de 22 dias entre a ida e a volta. O meio de transporte seria por via terrestre, com o uso do veículo particular. O trajeto teria o formato de um circuito, descendo pela costa leste, mais próximo ao litoral, e retornando pelo oeste, junto da Cordilheira dos Andes.
E porque ir somente até El Calafate e não incluir Ushuaia, ou mesmo adentrar no Chile, que estaria logo ali ao lado? Simplesmente porque a Patagônia é enorme e a opção foi por conhecer menos lugares, investindo o tempo disponível de modo mais consistente em determinadas atrações da região.
Gasta-se uma vida e não se consegue conhecer toda a Patagônia, tamanha é a sua imensidão!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...