domingo, 25 de abril de 2010

Paraty!

Continuando um pouquinho mais sobre as férias de março de 2010 no litoral brasileiro. 

Depois de passarmos ótimos dias nas praias do "ABC fluminense", Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, começamos a descer em direção ao sul, através da RJ 106. No caminho conhecemos as margens da Lagoa de Araruama e as serras que antecedem Niterói, do Mato Grosso, Jaconé e Tiririca. É um caminho bonito, mas a estrada é estreita, bastante movimentada e truncada, tudo isso devido ao trâfego intenso e aos vários municípios que são atravessados no trajeto. A passagem por Niterói e Rio de Janeiro não foi algo, digamos, agradável, embora que nesta vez tivéssemos o benefício do final de semana. Mesmo assim o trânsito é complicado. Depois do Rio de Janeiro continuamos pela BR 101 até Paraty, passando no caminho por Mangaratiba e Angra dos Reis. Neste trajeto foi possível ver o estrago causado pelas chuvas no início deste ano, com muitas quedas de barreira ao longo da estrada. No meio da tarde chegamos em Paraty. Eu vou restringir os meus comentários sobre esta cidade dizendo apenas que ela é maravilhosa e linda! Ficamos apaixonados. Não é à toa que ela é uma das cidades coloniais mais lindas do Brasil, considerada um patrimônio histórico. E também por este motivo é frequentada por turistas de todos os lugares do mundo!





quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quatro turistas paranaenses são mantidos reféns na Bolívia


Fica o registro da notícia! Quando a gente escreve e nomina nossas viagens como "expedições" é por motivos como este, também!
 
Quatro turistas paranaenses são mantidos reféns na Bolívia

Eles foram detidos em um protesto realizado por mineradores na fronteira da Bolívia com o Chile
21/04/2010 | 12:34 | Gazeta do Povo

Quatro turistas paranaenses que realizavam um passeio na Bolívia, próximo à fronteira com o Chile, foram feitos reféns no final da tarde de terça-feira (20) por manifestantes bolivianos. Eles foram detidos por trabalhadores de uma mineradora do país, que reivindicam melhores condições de trabalho.

O comerciante Herotides de Arruda, o filho dele Diogo Ruiz, e os amigos do rapaz, Marcos e Bruno Tosin passeavam pela região desértica do Uyuni, quando tiveram o passeio interrompido por um protesto. Segundo informações do telejornal ParanáTV 1ª Edição, da RPC TV, os manifestantes tomaram as caminhonetes que transportavam os turistas que passavam pelo local. A estimativa é que cerca de 90 pessoas tenham ficado presas.

RPC TV

Grupo está sendo impedido por manifestantes de deixar o local

Um dos turistas paranaenses conseguiu avisar os familiares por meio de uma mensagem enviada do aparelho celular. “Ficamos preocupados porque não sabemos se eles estão bem ou que vai acontecer com eles”, disse a mãe de Diogo em entrevista ao telejornal.

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quarta-feira (21) que o grupo já fez contato com a Embaixada do Brasil na Bolívia. O órgão já solicitou a liberação dos turistas, no entanto isso pode demorar, pois a região em que eles estão é de difícil acesso.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=994961






domingo, 18 de abril de 2010

A praia das Conchas e a Radal Siete Tazas!

Andei muito ocupado nos últimos dias e não conseguia fazer o meu "dever" de casa aqui no blog! Mas vamos lá novamente, hehehe!

Mas qual é a relação entre a praia das Conchas, em Cabo Frio - RJ, com o Parque Nacional Radal Siete Tazas, no Valle Central - Chile? Por incrível que pareça, sim, ela existe! E eu vou explicar.
Nesta última viagem que fizemos em março resolvemos passear pelo Brasil e conhecer um pouco mais do nosso litoral. E o destino escolhido foi o litoral do sudeste, mais especificamente as praias fluminenses. Pois bem, no dia 19 de março, depois de participarmos de um dos programas turísticos mais tradicionais da região, o passeio de escuna pelas praias da badalada Búzios, seguimos para a agradável praia das Conchas, baía de mar calmo, água transparente e areias amareladas, em Cabo Frio. Aliás, um detalhe, a Armação dos Búzios é um distrito de Cabo Frio! Então, escolhemos um dos quiosques da praia, e o recomendado é a Tia Maria, e pedimos um "pescado" para consumir no almoço. E ficamos por ali, Márcia e eu, conversando, tomando banhos de mar, cervejinha, peixinho, hehehe, só na vida boa!!! Em certo momento daquela tarde, um casal de turistas, de língua espanhola, pediu para que eu tirasse uma foto deles na praia. Com a maior boa vontade atendi ao pedido do casal, procurando usar o meu "vasto" conhecimento em fotografia para obter o melhor resultado possível, hehehe! E quando fui entregar a máquina ao casal, arrisquei um pouco do meu "portunhol" e perguntei: “De adonde son ustedes?”
E foi muito legal perguntar! Começamos a bater um papo com o simpático casal, Roberto e Monserrat, provenientes do Chile, da cidade de Concepción! Para quem já está esquecendo, esta é a segunda cidade chilena e um dos locais mais afetados pelo recente terremoto que atingiu o Chile (vide o post Chilenos vivem um pesadelo). Para a felicidade nossa, o casal relatou que não teve sua residência afetada e que seus familiares passavam bem! E a conversa seguiu alegre sobre a Patagônia, Atacama, Rio de Janeiro e dos lugares que ambos os casais conhecem e dos que pretendem conhecer, tanto no Chile como no Brasil. E eles gostaram do bate-papo e comentaram que os brasileiros praticamente não falam o espanhol e que ficaram surpresos com a minha abordagem. E o pouco que eu aprendi veio das viagens! O Brasil precisa dar uma boa ênfase no ensino do espanhol em nossas escolas.
Os novos amigos chilenos, Roberto e Monserrat.

 Seguindo na conversa, Roberto perguntou se conhecíamos o Valle Central e o Distrito dos Lagos e eu respondi que sim. Em 2008 fizemos uma de nossas viagens, a Patagón III, para visitar estas regiões no Chile. Foi uma jornada de grandes emoções, sobressaltos e imprevistos na programação, pois logo no começo enfrentamos o retorno prematuro ao Brasil dos amigos Fernando e Arcínio que nos acompanhavam no segundo veículo da expedição, os fortes protestos e bloqueios de rutas promovidos por agricultores argentinos contra a política de impostos do Governo Cristina Kirchner, uma noite sem conseguir dormir por falta de qualquer tipo de hospedagem em Mendoza e, para finalizar, a quebra da embreagem da nossa palio adventure em Puerto Varas, em pleno Chile!!! Porém, no mais, foi uma viagem absurdamente fantástica, de lindíssimas paisagens, grandes recordações e na companhia dos grandes amigos Flávio e Elisa! Ainda está para ser contada aqui no blog!
 A "turminha" da Patagón III - eu, Márcia, Elisa e Flávio.

E ao saberem que conhecíamos a região, Roberto e Monserrat comentaram que no Parque Nacional Radal Siete Tazas, que abriga um dos monumentos naturais mais admiráveis do Chile, as Siete Tazas, as sete cachoeiras e mais dois outros saltos, tinham secado em virtude dos fortes tremores ocasionados pelo terremoto. Uma fissura nas rochas desviou o curso do rio Claro de Molina, fazendo com que a água tomasse um caminho subterrâneo, deixando de abastecer as impressionantes cascatas! Para nós foi uma lástima saber do acontecido, pois este foi um dos lugares mais lindos que conhecemos na viagem de 2008. Entretanto, Roberto comentou que cientistas estavam acompanhando a possibilidade de restabelecimento do curso d´água, fazendo com que as cascatas voltassem a jorrar num dos monumentos naturais mais lindos do Chile! 
 Salto "El Velo de la Novia" - Parque Nacional Radal Siete Tazas - Chile.

  As "Siete Tazas".


Pois bem, depois da "charla" agradável com os amigos chilenos, com o sol começando a baixar ao final da tarde, despedimo-nos de Roberto e Monserrat trocando e-mails e prometendo manter contato futuro com o casal. Este post que agora escrevo, comentando sobre o nosso encontro e a quase inimaginável relação que eu criei entre a praia das Conchas e o Radal Siete Tazas, será enviado para estes novos amigos como demonstração da satisfação e apreço que tivemos em conhecê-los aqui no litoral do Brasil!
P.S.: ao escrever este post, verifiquei na CONAF - Chile que as águas começam a voltar a correr lentamente pelas "Siete Tazas". Que reconfortante!

domingo, 4 de abril de 2010

Viajando pelo Litoral Fluminense

Depois de vinte e poucos dias sem postar qualquer coisa que seja, retornamos à casa. Foi um período de férias para deixar de lado o teclado do computador, descansar e recarregar as baterias para o restante de 2010. Desta vez nada de Patagônia, desertos e montanhas. Escolhemos "simplesmente" conhecer um pouco mais do nosso Brasil e elegemos uma viagem ao litoral fluminense para este final de verão e início de outono. Embora o Viajando pela Patagônia e América do Sul também inclua o Brasil, obviamente, não pretendo criar uma série de posts sobre o que visitar no litoral do Rio de Janeiro, mas apenas escrever sobre alguns fatos interessantes que aconteceram nesta viagem. Assim que der retomarei os posts da Corazón Patagónico. É isso aí, valeu!



Posted by Picasa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...