domingo, 8 de novembro de 2009

Deserto de Siloli - Bolívia


O Deserto de Siloli compreende a região do Salar Uyuni, os vulcões e as lagunas altiplânicas no sudoeste da Bolívia. Trata-se de uma ex
tensão do famoso Deserto do Atacama. No primeiro post sobre esta última expedição, no qual passei algumas impressões sobre a viagem, comentei sobre trechos muito duros para nós. O mais "hard" foi exatamente no Deserto de Siloli!

Da entrada do salar, em Colchani, até a fronteira Bolívia/Chile
, em Hito Cajón, percorremos 495 quilômetros neste deserto, rodando por estradas em péssimas condições e assustadoras trilhas. Não dá para brincar nesta região! Ainda bem que estávamos bem preparados, embora o nosso jipe tenha levado uma boa surra em terrenos rochosos e nos sulcos profundos das trilhas! Agradeço aos protetores reforçados que "blindaram" o fundo do veículo, evitando qualquer dano mecânico ou mesmo uma quebra! O rípio das estradas argentinas, com o qual eu estava "acostumbrado", é um asfalto perto do que passamos. Mas valeu a aventura! Deixo algumas fotos da região.

Cruzando o Salar de Chiguana - Deserto de Siloli.


Acampamento no Deserto de Siloli.

2 comentários:

Rodrigo disse...

Evandro, muito legal essa viagem, só imagino a dificuldade de atravessar o Siloli sé se guiando pelos trilhos marcados na areia. Esperamos mais fotos ;o) Abração

Evandro Colares disse...

Oi, Rodrigo! Cara, sem condições de seguir apenas as trilhas, pois são várias e em muitas direções. Utilizamos dois aparelhos de GPS com mapas eletrônicos da Bolívia e Argentina. Senão a possibilidade de se perder na região seria quase que certa. Eu confesso que mesmo com esses aparelhos, dada a imensidão da região e a força que emana da natureza, senti-me atemorizado antes da empreitada. Mas os mapas são muito bons e fizemos a navegação corretamente. Tudo deu certo ao final das contas, hehehe!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...