quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um passeio pela região do rio Gravataí II

O passeio pela região do rio Gravataí foi uma oportunidade para conhecermos duas unidades de conservação ambiental que estão localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre e seus arredores. Trata-se da Área de Proteção Ambiental - APA do Banhado Grande e o importante Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, onde já foi registrado o ameaçado cervo-do-pantanal. Abaixo deixo mais algumas fotos e um material obtido na Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul.










APA do Banhado Grande
Em 1998 foi criada a unidade de conservação de uso sustentável denominada Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, situada nos municípios de Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. A APA possui 133.000 ha e nela insere-se o conjunto de banhados formadores do Rio Gravataí: Banhado do Chico Lomã (Sto. Antônio da Patrulha), Banhado dos Pachecos (Viamão), e Banhado Grande (Gravataí e Glorinha).

A APA é orientada, principalmente, pelos objetivos de preservar o conjunto de banhados, compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais ali existentes, conservar o solo e os recursos hídricos, recuperar as áreas degradadas, contribuir para a otimização da vazão do Rio Gravataí e, ainda, proteger a flora e a fauna nativas e seus locais de reprodução.

O mesmo decreto explicita a intenção de constituição de uma nova unidade de conservação de proteção integral nas áreas remanescentes dos banhados, o que resultou na criação do Refúgio de Vida Silvestre "Banhado dos Pachecos".

Sendo assim, forma-se um mosaico de Unidades de Conservação, com diferentes níveis de restrição quanto ao manejo de seus recursos naturais, podendo considerar-se a APA do Banhado Grande como uma zona de amortecimento à Unidade de Conservação de proteção integral Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.

Municípios: Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão

Área: 133.000 hectares
Criação: Decreto Nº 38.971 de 23 de outubro de 1998
Contato: (51) 3288.8109

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...